terça-feira, 17 de novembro de 2009

Riacho Itacaranha







A Secretaria de Infra-Estrutura de Meruoca realizou os serviços de desobstrução dos detritos jogados as margens do Riacho Itacaranha, realizou escavação de 0,30m de material mole (expurgo), deixando as águas correr livres e sem os poluentes que durante muito tempo deixaram o riacho cheio de lixo, trazendo mau cheiro, muriçocas e doenças.
Por conta que o riacho foi impermeabilizado as chuvas fortes que caíram na cidade causou enormes estragos. A chuva forte do dia 02 de maio de 2009, que durou mais de uma hora, deixou as galerias Riacho Itacaranha submersas. O centro da cidade ficou alagado, e a água invadiu inúmeros locais. Os mais atingidos foram: Hospital Chagas Barreto e Enfermaria Irineu Coutinho, Escola Estadual Monsenhor Furtado, Praça Monsenhor Furtado, Rua Procurador Laureano e Rua do Açude.
Depois que as águas baixaram, perceberam-se os muitos prejuízos materiais, principalmente no Hospital Chagas Barreto, onde muitos remédios ficaram inutilizáveis. Pacientes tiveram que ser retirados às pressas.
“Com esta canalização, se evitará as inundações que normalmente aconteciam na parte baixa da cidade, principalmente próximo ao colégio estadual Monsenhor Furtado, além de melhorar o visual do Ytacaranha.” Fala do ex-prefeito João Coutinho 21/12/2005 ao site do município.
Passeio Público Monsenhor Furtado encontramos erguimento da ponte sobre Riacho Itacaranha, do piso de pedras portuguesa, do anfiteatro e suas arquibancadas e postes de iluminação, o local servi de ponto de encontro dos meruoquenses,e para a realização dos eventos sociais,religiosos,familiares.
A canalização do Riacho Itacaranha trouxe alguns efeitos negativos para o meio ambiente de forma geral,pois as suas margens foi urbanizada com a utilização do concreto assim como dentro do leito na área que se estende no percurso de mais ou menos 100m.Encontramos ao longo do riacho pedras,pneus,sacolas,garrafas,lixo doméstico,sendo que parte do esgoto das casas entram em contato com o curso d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário