terça-feira, 17 de novembro de 2009

a cidade e seus ambientes

A Cidade

Meruoca era já indicado no mapa do Ceará feito por Mariano Gregório do Amaral em 1800. O marco inicial do núcleo urbano, deu-se em 1727, com a chegada das entradas dos sertões-de-dentro, que tinha como intuito a implantação da pecuária no Ceará.

E este cresce ao redor da capela de Nossa Senhora da Conceição[]. A capela recebeu o patrimônio de meia légua de terras na serra da Meruoca, doado pelo coronel Sebastião de Sá Barroso. Esse patrimônio só foi julgado, em 1767, pelo visitador José Teixeira de Azeredo. A freguesia de Nossa Senhora da Conceição e o distrito foram criados em virtude da lei nº 1.799, de 10 de janeiro de 1879. Instituída por provisão de 4 de fevereiro de 1880, teve como primeiro vigário o padre Diogo José de Sousa Lima, que iniciou sua atividades, após tomas posse no cargo, a 29 de fevereiro de 1880.


Formação Administrativa


Distrito criado com a denominação de Meruoca, pela lei provincial, nº 1799, de 10-01-1879, subordinado ao município de Sobral. Elevado à categoria de vila com a denominação de Meruoca, pela lei provincial nº 2090, de 13-11-1885, desmembrado de Sobral. Sede na povoação de Meruoca. Constituído do distrito sede.



Histórico da escola Monsenhor Furtado

A Escola Monsenhor Furtado localiza-se no município de Meruoca, cidade serrana, situada no Nordeste brasileiro, na região Norte do Estado do Ceará, pertencendo à zona semi-árida, do domínio de caatingas, localizada na posição SW-NE.O GINÁSIO MERUOCA foi fundado aos 18 dias do mês de setembro do ano de 1969, pertencente á Fundação Maximiano Linhares Figueiredo. Fato que marcou a divisão da história de Meruoca: Meruoca de ontem e Meruoca de hoje.

Em 27 de maio de 1975, através da Lei Municipal No 293, publicada no Diário Oficial do Estado em 06 de junho de 1975, foi acampado ao município o Ginásio Meruoca e que este passou a denominação de Colégio Municipal Monsenhor José Furtado Cavalcante.Em 16 de abril de 2002, por ocasião da nova nomenclatura da LDB, a Escola passou a denominar-se Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Furtado. Atualmente dirige a escola o Núcleo Gestor formado por Raimundo Sampaio Sales (Diretor Geral), Benedita Maria Rodrigues Cunha e Célia Ferreira de Lima (Coordenadoras Escolar), e Francisco Franzé Oliveira (Secretário Escolar).

Tendo consciência de que educar é intervir no futuro, a escola vem procurando em seus 37 anos de existência realizar um trabalho onde garanta a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências. Nesse sentido, a escola contribui no processo de inserção social das novas gerações, oferecendo instrumentos de compreensão da realidade local e, também favorecendo a participação dos educandos em relações sociais diversificadas e cada vez mais amplas. Esta escola que já formou muitos homens e mulheres em sua trajetória, traz como lema “Educando para a vida e esperança”.

Estes, que já passaram pelos bancos desta escola, que hoje exercem as mais diversas funções dentro da sociedade e muitos outros que ainda virão, fizeram e farão desta escola sempre um lugar de transformação, um espaço de convivência no sentido de ser um espaço privilegiado de aprendizagens, sem jamais esquecer que “ensinar é uma especificidade humana”.

Nossa meta tem sido atender oferecer uma aprendizagem de qualidade; reduzir a reprovação; reduzir a evasão; promover uma gerência participativa; possibilitar à comunidade uma nova visão da escola e estabelecer parcerias, tudo isso, com o objetivo maior de promover o desenvolvimento humano das novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário