terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O USO DA INTERNET: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA

O USO DA INTERNET: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA 1
Maria Helena Candido Silva2
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Email: helena-candido@hotmail.com


Introdução

A Internet é um conglomerado de redes, com computadores e celulares que permite o acesso rápido às informações e a todo o tipo de transferência de dados. O acesso das redes (internet) ocorre a partir de discado, via rádio, cabo ou satélite, no processo de educação amplia a comunicação entre o educando (aluno) e o educador (professor). A importância da utilização dessa ferramenta no ensino ajuda a quebra às ‘barreiras’ geográficas, culturais e socioeconômicas, já que alguns tendo em vista que as mesmas informações disponíveis em um determinado local podem ser acessadas através da rede de qualquer ponto do planeta de forma rápida.
A utilização da internet torna a prática pedagógica mais atrativa e dinâmica para a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos basta que alguns aspectos importantes sejam considerados como a infra-estrutura física e equipamentos das salas de informática adequados, profissionais capacitados.
O uso da Internet leva-nos a acreditar em uma nova era e dimensão qualitativa do ensino-aprendizagem. A utilização das redes traz à prática pedagógica um ambiente mais atrativo, onde o educando se torna capaz, por meio da auto-aprendizagem e do professor, pode tirar proveito dessa tecnologia para a sua vida.
A Internet proporciona um ambiente interativo e graficamente muito rico e atrativo e possibilita aos educadores disponibilizar os conteúdos abordados na sala de aula em tempo real para os educandos, através de dispositivos e ferramentas como webcams, websites, etc., disponíveis na Internet. A também oferece muitas atividades que têm pouco ou nada a ver com a aprendizagem no sentido formal, e tais diversões são atrações irresistíveis para os estudantes usuários. É nesse sentido que se torna necessário que o professor estimule seus alunos a usa a internet de modo consciente.
Aliar as novas tecnologias ao processo ensino-aprendizagem significa impulsionar educandos e educadores a abandonarem os métodos tradicionais, que torna o aluno um ser passivo que apenas incorporar as verdades ditas pelo professor, o aluno passa a ter uma visão mais real do que estar sendo falado. O uso de novas tecnologias deve ser apropriado pelos educadores, já que é uma expressão do ensino-aprendizagem mais dinâmica e democrática. Além da aquisição de computadores, as instituições de ensino devem abrir as portas do mundo virtual para os seus educadores e educandos, possibilitando um maior processo de inclusão e interação com a sociedade, pois essa interação traz preciosos conhecimentos.
Este projeto foi desenvolvido dentro da disciplina de geotecnologias que tem como professor o Dr. Fábio Cunha cujo objetivo é mostra as potencialidades do uso da internet, esta que se apresenta como sendo um instrumento que pode ser utilizado como suporte e apoio didático para a disciplina de geografia,podendo ser manipulado os programas Google Earth e Google Maps que são multimídia de visualização geográfica baseada em imagens de satélite, que podem ser estudadas sobre várias perspectivas, seja para um simples olhar no planeta Terra, observando o domínio dos mares como as porções emersas cobertas por florestas, desenhadas pelos vulcões e pelas pessoas.
O Google Maps é acessado e usado via web, enquanto o Google Earth é um aplicativo que deve ser baixado para o seu computador e funciona como um browser(o navegador, o software que permite explorar textos, fotos, gráficos, sons e vídeos na Internet e pular de uma página para outra com um simples clique nos links . As imagens têm uma qualidade impressionante e permitem que se visualize até os telhados das casas. A navegação é bastante simples. As funcionalidades são mais amplas que as do Google Maps, e realmente é uma viagem.
Em relação ao ensino, em particular, no de Geografia seria interessante estimular observações da paisagem de outros ângulos, não somente de forma horizontal, mas também de forma vertical e oblíqua, e a partir daí que entra o auxílio da tecnologia de visualização de programas como Google Earth e Google Maps que permitem perceber características das construções, da quantidade e árvores e até carros dentro de uma paisagem, por exemplo.

Objetivo

O presente trabalho procura demonstra as potencialidades do uso da internet no contexto escolar através da análise como as imagens disponibilizadas pelo programas de computador Google Earth e Google Maps. A partir da análise desses programas que tem características similares serão realizadas algumas atividades abordando como tema principal a localização da cidade (o professor deverá levar em consideração o espaço onde os alunos constroem relações, ou seja, a sua cidade) serão descritas os passos que o professor deverá seguir para a exploração desse tema.

Metodologia

A principio houve uma revisão bibliográfica sobre a história da informática e da introdução das geotecnologias na educação tendo com base o livro de Vidal(2002). Para a possível implementação desse projeto foi pensada alguns aspectos necessários seja referente a infra-estrutura da escola como a capacitação dos educadores no sentido que se efetive essa metodologia proposta dentro da disciplina de geografia. O manuseio dos programas para compreender todos os passos que deveram ser executados durante as aulas faz-se de extrema importância. Vale fizar que o programa utilizar imagens de satélites para alimentar a sua base de dados e que estas podem ser desatualizadas, nesse sentido o professor deve levar em conta todos esses aspectos.
Plano de aula
Tema : Localizando a cidade de Meruoca-Ce
Objetivos :Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica que se dará através da elaboração de um croqui.
Anos: 6° ao 8°
Período: 2 aulas
Materiais: Papel, lápis,régua, computador com acesso a internet.
Desenvolvimento
1ªETAPA
Antes de utilizar o programa Google Maps o professor deve orientar os alunos a observar toda a sua cidade tendo como ponto de partida o centro da cidade,considerando alguns espaços que servem de referência, depois o professor pode propor que represente a sua cidade através de um croqui onde os alunos poderão colocar os pontos de referência tais como escola , prefeitura, banco, igreja, delegacia,praças entre outros.
2ª ETAPA
O professor ainda em sala de aula pode introdução alguns noções de lateridade, direção e localização aos alunos,considerando as representações feitas por eles. No laboratório de informática o professor dar as instruções para o acesso ao Google Maps no enderenço eletrônico (maps.google.com.br), forme grupos ou duplas que irá depende da quantidade de computadores disponíveis .Peça que identifique o nosso país e vá fazendo algumas indagações tais como quais os países que fazem fonteiras com o Brasil?Os alunos deverão identificar o nosso Estado e posteriormente a sua cidade. Neste momento, evidencia-se a importância do papel mediador do professor, uma vez que, cabe a ele contextualizar a exploração das diferentes escalas, incentivando a reflexão do aluno sobre a aplicação de cada escala.
3ªETAPA
Ao localizar a cidade peça que os alunos comparem a imagem produzida por satélite disponível no programa com o croqui, indagando quais os detalhes que não foram representados e qual as modificações que querem acrescentar ou modificar no croqui a partir da visualização da imagem de satélite.
4ª ETAPA
Explique as diferentes forma de representar uma determinada superfície terrestre,ressaltando a importância de se localizar num determinado lugar. O professor pode utilizar os pontos de referências e fazer exercício de localização,de referência que podem servir de avaliação .

Considerações finais

Com a rapidez de evolução do conhecimento, a educação deve dar prioridade à “aquisição da capacidade intelectual necessária para aprender a aprender durante toda a vida, obtendo informação armazenada digitalmente, recombinando-a e utilizando-a para produzir conhecimentos para o objetivo desejado em cada momento” ( CASTELLS(2004), p. 320). Para isso, o professor tem um novo papel a desempenhar: o de facilitador da aprendizagem, apoiando o aluno na sua construção individual e colaborativa do conhecimento; proporcionando-lhe autonomia na aprendizagem, incentivando ao desenvolvimento de pensamento crítico, à capacidade de tomada de decisão e à aprendizagem de nível elevado.

Bibliografia

CARVALHO, Ana Amélia Amorim (2007). Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário. Dos Recursos e Ferramentas On-line aos LMS. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 3, pp. 25-40.
CASTELLS, M. (2004). A Galáxia Internet. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
VIDAl,Eloísa Maia;MAIA,José Everardo Bessa;SANTOS,Gilberto Lacerda. Educação,informática e professores. Fortaleza:Edições Demócrito Rocha,2002
www.novaescola.org.br junho/julho 2009 pg. 55

Nenhum comentário:

Postar um comentário