terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Caracteristicas do município de Meruoca-Ce

O município de Meruoca está localizado na região Noroeste do Estado do Ceará, 270 km de Fortaleza, capital cearense. Possui como vias de acesso a BR 222 e a CE 440. Seu território faz parte do maciço residual da Serra da Meruoca, sendo uma região montanhosa com altitudes que variam de 700 e 800 metros. Devido a sua altitude, o município de Meruoca apresenta um regime pluviométrico superior a 1000 mm anuais, resultando no desenvolvimento de uma vegetação de floresta (mata plúvio - nebular), com temperaturas variando entre 18° e 24°C.
Os municípios de Coreaú, Massapê e Sobral fazem fronteira com o município.O surgimento de Meruoca se deu a partir de um povoado às margens do riacho Itacaranha, onde, atualmente, está a sede do município.
As primeiras famílias que passaram a fixar residências nessa região, em sua grande maioria, eram provenientes do município de Sobral, sobretudo grandes proprietários de fazendas de gado. Buscavam possuir sítios em Meruoca, pelo fato de a mesma possuir um clima agradável (ameno) e solos férteis onde poderiam produzir diversos produtos tais como, mel de cana, rapadura, farinha de mandioca, verduras, frutas variadas, entre outros.
Segundo o Ipece

Nenhum comentário:

Postar um comentário