terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CONHECENDO A DINÂMICA DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

CONHECENDO A DINÂMICA DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria Helena Candido Silva
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Email: helena-candido@hotmail.com
Francisca Joelina Xavier
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Email: joelinaxavier@hotmail.com

RESUMO

Este trabalho, de caráter analítico reflexivo tem como objetivo relatar a experiência de uma estudante do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) nas vivências de estágio da disciplina Prática de Ensino III, realizado no semestre 2010.2 na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Furtado, localizada no município de Meruoca-Ce. A vivência teve como objetivo principal compreender a dinâmica que perpassa o cotidiano escolar. Nele serão abordado aspectos referente à gestão escolar, atuação dos pais dentro da escola e as políticas educacionais atuais. Inicialmente recorremos a alguns autores que tratam da gestão escolar dentro de uma perspectiva democrática, a saber: Oliveira (2006), Spósito (2001), Bordignon e Gracindo (2008). Na pesquisa de campo, utilizamos como coleta de informação observação participante e entrevista semi-estruturada, onde os sujeitos participantes do Núcleo Gestor representados pelo diretor da escola, coordenadoras pedagógicas e o secretário escolar, além de contato direto com alguns professores e alunos. Através desta vivência foi possível construir algumas considerações, dentre elas podemos destacar o empenho da comunidade escolar em envolver os demais membros na construção de uma educação de qualidade; percebemos o envolvimento do núcleo gestor no processo de construção coletiva das ações pedagógicas da escola; percebemos a autonomia e o envolvimento dos professores, alunos, pais e funcionários nos projetos e programas dentro da escola.

Palavras chave: Núcleo gestor. Gestão democrática. Participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário