segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O trabalho e a transformação da natureza e do espaço geográfico

8° ano

O objetivo das sociedades nômades é garantir a sobrevivência; já as sociedades capitalistas visam, além da sobrevivência, a obtenção de lucro e a acumulação de capital. Outra característica que distingue as sociedades capitalistas das sociedades nômades e agrícolas diz respeito às técnicas dominadas por essas respectivas sociedades. Outro aspecto relevante é o fato de que a sociedade capitalista está dividida em classes sociais enquanto nas sociedades agrícolas e nômades, os meios de produção são bens da comunidade.
A divisão social do trabalho é a distribuição de tarefas entre as duas classes ou grupos sociais existentes nas sociedades capitalistas: os donos dos meios de produção e os trabalhadores.
É por meio dos avanços tecnológicos que os capitalistas conseguem ampliar a produção das mercadorias, diminuir seus custos e, consequentemente, aumentar a acumulação de capital.
Os recursos tecnológicos interferem diretamente nas tarefas realizadas pelos trabalhadores quando estes podem ter suas funções redefinidas mediante o emprego de novas tecnologias, por exemplo, um agricultor, um metalúrgico e um bancário passam a utilizar, em suas atividades, tratores e implementos agrícolas, robôs e caixas eletrônicos, respectivamente.
A atividade industrial espalhou-se por quase todo o mundo, tornando-se a principal atividade econômica desenvolvida pelo ser humano, passando, até mesmo, a subordinar os outros setores (agrícola, extrativismo, comercial e de serviços) às suas necessidades de produção.

Um comentário: