segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A geografia apresenta-se como uma das mais interessantes ciências já que mantém um diálogo com diversas outras ciências. Por muitos é considerada uma disciplina chata,onde o uso da memorização
se sobrepõe ao aprender,imaginar,criar. Nossa cidade apresenta aspectos interessantes a ser explorados,faço um desafio aos professores de geografia de nossa cidade a "reinventar" uma nova forma de aprender através de aula mais dinâmicas onde leve o aluno a querer aprender e aprender.

Seguir um modelo de aula de campo que poderá ser feita dentro do perímetro de nossa cidade,este modelo foi feito dentro da disciplina de pedologia no curso de geografia da UVA.Antes da realização da aula de campo torna-se necessário o(a) professor(a)ter um momento em sala de aula onde será exposto os conceitos básico tais como o que é solo,como se forma,quais as medidas de conservação do solo,entre outros. Após a aula é imprescindível que o professor converse com os alunos para avaliar o que foi visto,sentido e compreendido.

Município de Meruoca

O município de Meruoca localiza-se na zona fisiográfica do sertão centro- norte do estado do Ceará e possuindo 25 km de extensão, trata-se de um morro onde há a presença de uma diversificada flora, a qual se caracteriza por floresta subperenifólia tropical pluvio- nebular (matas úmidas) sendo mais representativa nas partes mais altas, já nas partes mais baixas do relevo tem- se a floresta subcaducifólia tropical pluvial (matas secas). Os ventos úmidos e as precipitações ocasionadas pelo relevo dão suporte ao desenvolvimento da cobertura vegetal, que vem ao longo do tempo sofrendo alterações devido ao manejo inadequado do solo. Com isso surgem novas espécies: como por exemplo, pode-se observar em algumas áreas a presença do babaçu e o bambu.
Durante todo o percurso analisamos a ação humana na constituição da paisagem, as diferenças na composição vegetal e a ocupação e o uso do solo. A cidade de Meruoca surgiu em torno do riacho Itacaranha com a construção de uma capela (hoje a Igreja Matriz) todo o seu desenvolvimento aconteceu de maneira lenta durante os seus 124 anos(13 de novembro de 2009) de emancipação política , cresceu de maneira desordenada a população ocupou áreas próximas a morro (Bairro do Alto Novo),próximas ao riacho como a população da rua do cemitério (o cemitério se localiza próximo ao riacho Ytacaranha em uma área alta) e devido desordenamento durante o período chuvoso a população sofre com as inundações.
A cidade não possui rede de esgoto adequado, o abastecimento de água ocorre regularmente, a coleta de lixo acontece quase que diariamente. Um grande empreendimento turístico, complexo multiuso, remodelou o centro urbano, casas foram derrubadas, parte do curso d’água do riacho Ytacaranha foi aterrada e as atividades econômicas foram afetadas (considero eu) positivamente. Cidade “naturalmente” turística apresenta grande potencialidade mas que não são exploradas de maneira adequada, por falta de empregos já que a prefeitura local absorve o maior número de empregados os habitantes procuram emprego em outras cidades, principalmente Sobral.
A transformação da configuração urbana em Meruoca é perceptível a partir da atividade turística pode ser constatada a partir da construção do Complexo Múltiplo Uso, construção de um hospital modelo, revitalização de praças e da iluminação pública, construção de uma avenida que motivam para a recepção de visitantes.
Essa aula de campo torna-se importante para observarmos a organização da cidade e os usos que fazem do solo, levando em consideração o contexto social, econômico e político neste local.

AULA DE CAMPO- SERRA DA MERUOCA

1-PARADA
Local: Avenida Irineu Coutinho
Objetivo:Observar como foi alterada a paisagem urbana com a construção da escola Rosinha Bastos Sampaio e a Avenida Irineu Coutinho.
Caracterização de área: Início da área urbana, presença de solo exposto, intenso processo de desmatamento com o predomínio do babaçu, um bioindicador de área desmatada.
2-PARADA
Local: Praça Monsenhor furtado
Objetivo: Observar a canalização do Riacho Itacaranha e o processo de impermeabilidade dentro do leito d’água.
Caracterização de área: Antes era constituída por residências, uma vegetação de pequenos arbustos margeava o percurso do Rio na parte central da cidade.
3-PARADA
Local: Avenida Nova
Objetivo: Observar e analisar os impactos que uma obra como a construção de uma avenida causa tanto na vida social quanto nos recursos.
Caracterização de área: Área onde ocorre intenso processo de desmatamento tanto pela construção quanto pela retirada da vegetação e exposição do solo.
4-PARADA
Local: Igreja Mãe do Divino
Objetivo: Ter uma vista panorâmica da cidade e analisar as características morfológicas de um barranco.
Caracterização de área: Local que fica em uma parte alta da cidade, que dar acesso ao distrito de Anil, onde foi construído um açude que sofre um processo de assoreamento, já que há a existência de um barranco que carrega solo para dentro do mesmo.
5-PARADA
Local: Balneário
Objetivo: Analisar de que forma o homem age na natureza, através da exploração do turismo
Caracterização de área:
6-PARADA
Local: Rua do Cemitério
Objetivo: Analisar a ocupação dessa área.
Caracterização de área: Rua de residentes de baixa renda, que ocupam área desordenadamente. Em um trecho do riacho localizado próximo a quadra Miguel Binga percebemos que o homem altera a natureza introduzindo no leito lixo,esgoto,retiram solo da margem do riacho.
7-PARADA
Local: Buraco da Velha
Objetivo: Analisar o tipo de vegetação e o grau de preservação da área.
Caracterização de área: Local de lazer que apresenta vestígios dos índios Rios possui instalações para o recebimento de turista.

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