terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Caracteristicas do município de Meruoca-Ce

O município de Meruoca está localizado na região Noroeste do Estado do Ceará, 270 km de Fortaleza, capital cearense. Possui como vias de acesso a BR 222 e a CE 440. Seu território faz parte do maciço residual da Serra da Meruoca, sendo uma região montanhosa com altitudes que variam de 700 e 800 metros. Devido a sua altitude, o município de Meruoca apresenta um regime pluviométrico superior a 1000 mm anuais, resultando no desenvolvimento de uma vegetação de floresta (mata plúvio - nebular), com temperaturas variando entre 18° e 24°C.
Os municípios de Coreaú, Massapê e Sobral fazem fronteira com o município.O surgimento de Meruoca se deu a partir de um povoado às margens do riacho Itacaranha, onde, atualmente, está a sede do município.
As primeiras famílias que passaram a fixar residências nessa região, em sua grande maioria, eram provenientes do município de Sobral, sobretudo grandes proprietários de fazendas de gado. Buscavam possuir sítios em Meruoca, pelo fato de a mesma possuir um clima agradável (ameno) e solos férteis onde poderiam produzir diversos produtos tais como, mel de cana, rapadura, farinha de mandioca, verduras, frutas variadas, entre outros.
Segundo o Ipece

A Monitoria Voluntária em Geografia




Fui monitora voluntária na disciplina de pedologia do curso de geografia da Universidade Estadual Vale o Acaraú-Uva durante dois períodos. A disciplina é composta por aulas teóricas expositivo/dialógicas e aulas práticas em laboratório e em campo, utilizando-se como recursos didáticos o data-show, quadro branco, laboratórios, livros relacionados com a disciplina e ferramentas pedológicas.
O objetivo geral dessa disciplina é fazer uma introdução dos conceitos relativos a caracterização do solo enquanto corpo natural, caracterizando o solo com suas propriedades, seu material de origem, constituição, seus processos e fatores de formação, através das aulas teóricas e práticas e de forma interdisciplinar a partir do entendimento de outras ciências como a geomorfologia, climatologia, biogeografia e hidrologia, entre outras. Além de auxiliar nas aulas práticas foram reservados momentos para os acadêmicos tirarem dúvidas sobre o conteúdo ministrado pela professora, fazendo uma discussão sobre os temas da ciência do solo. Ocorreu nos semestres 2009.2 e 2010.1 aulas de campo que teve o percurso Sobral-Meruoca com o objetivo de observar a influência dos fatores de formação (material de origem, clima, organismo, relevo e tempo) em diferentes classes de solos na formação da paisagem. Além disso foram coletados pelos alunos solos de suas respectivas cidades para posteriormente serem descritos suas características morfológicas (cor, textura, estrutura, consistência) e as características do ambiente(relevo, altitude, clima, vegetação).

CONHECENDO A DINÂMICA DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

CONHECENDO A DINÂMICA DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria Helena Candido Silva
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Email: helena-candido@hotmail.com
Francisca Joelina Xavier
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Email: joelinaxavier@hotmail.com

RESUMO

Este trabalho, de caráter analítico reflexivo tem como objetivo relatar a experiência de uma estudante do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) nas vivências de estágio da disciplina Prática de Ensino III, realizado no semestre 2010.2 na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Furtado, localizada no município de Meruoca-Ce. A vivência teve como objetivo principal compreender a dinâmica que perpassa o cotidiano escolar. Nele serão abordado aspectos referente à gestão escolar, atuação dos pais dentro da escola e as políticas educacionais atuais. Inicialmente recorremos a alguns autores que tratam da gestão escolar dentro de uma perspectiva democrática, a saber: Oliveira (2006), Spósito (2001), Bordignon e Gracindo (2008). Na pesquisa de campo, utilizamos como coleta de informação observação participante e entrevista semi-estruturada, onde os sujeitos participantes do Núcleo Gestor representados pelo diretor da escola, coordenadoras pedagógicas e o secretário escolar, além de contato direto com alguns professores e alunos. Através desta vivência foi possível construir algumas considerações, dentre elas podemos destacar o empenho da comunidade escolar em envolver os demais membros na construção de uma educação de qualidade; percebemos o envolvimento do núcleo gestor no processo de construção coletiva das ações pedagógicas da escola; percebemos a autonomia e o envolvimento dos professores, alunos, pais e funcionários nos projetos e programas dentro da escola.

Palavras chave: Núcleo gestor. Gestão democrática. Participação.

SÃO LUÍS-MA



ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DO NORDESTE- 2010


O evento ocorrido na cidade de São Luis no Maranhão contou com a presença de estudantes de geografia dos estados que compõem a região nordeste do Brasil,entre os dias 27 a 30 de novembro de 2010 onde na ocasião houveram palestras, apresentação de trabalhos, grupos de discussões e trabalhos em campo. Confira algumas imagens dessa linda cidade.

O USO DA INTERNET: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA

O USO DA INTERNET: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA 1
Maria Helena Candido Silva2
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Email: helena-candido@hotmail.com


Introdução

A Internet é um conglomerado de redes, com computadores e celulares que permite o acesso rápido às informações e a todo o tipo de transferência de dados. O acesso das redes (internet) ocorre a partir de discado, via rádio, cabo ou satélite, no processo de educação amplia a comunicação entre o educando (aluno) e o educador (professor). A importância da utilização dessa ferramenta no ensino ajuda a quebra às ‘barreiras’ geográficas, culturais e socioeconômicas, já que alguns tendo em vista que as mesmas informações disponíveis em um determinado local podem ser acessadas através da rede de qualquer ponto do planeta de forma rápida.
A utilização da internet torna a prática pedagógica mais atrativa e dinâmica para a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos basta que alguns aspectos importantes sejam considerados como a infra-estrutura física e equipamentos das salas de informática adequados, profissionais capacitados.
O uso da Internet leva-nos a acreditar em uma nova era e dimensão qualitativa do ensino-aprendizagem. A utilização das redes traz à prática pedagógica um ambiente mais atrativo, onde o educando se torna capaz, por meio da auto-aprendizagem e do professor, pode tirar proveito dessa tecnologia para a sua vida.
A Internet proporciona um ambiente interativo e graficamente muito rico e atrativo e possibilita aos educadores disponibilizar os conteúdos abordados na sala de aula em tempo real para os educandos, através de dispositivos e ferramentas como webcams, websites, etc., disponíveis na Internet. A também oferece muitas atividades que têm pouco ou nada a ver com a aprendizagem no sentido formal, e tais diversões são atrações irresistíveis para os estudantes usuários. É nesse sentido que se torna necessário que o professor estimule seus alunos a usa a internet de modo consciente.
Aliar as novas tecnologias ao processo ensino-aprendizagem significa impulsionar educandos e educadores a abandonarem os métodos tradicionais, que torna o aluno um ser passivo que apenas incorporar as verdades ditas pelo professor, o aluno passa a ter uma visão mais real do que estar sendo falado. O uso de novas tecnologias deve ser apropriado pelos educadores, já que é uma expressão do ensino-aprendizagem mais dinâmica e democrática. Além da aquisição de computadores, as instituições de ensino devem abrir as portas do mundo virtual para os seus educadores e educandos, possibilitando um maior processo de inclusão e interação com a sociedade, pois essa interação traz preciosos conhecimentos.
Este projeto foi desenvolvido dentro da disciplina de geotecnologias que tem como professor o Dr. Fábio Cunha cujo objetivo é mostra as potencialidades do uso da internet, esta que se apresenta como sendo um instrumento que pode ser utilizado como suporte e apoio didático para a disciplina de geografia,podendo ser manipulado os programas Google Earth e Google Maps que são multimídia de visualização geográfica baseada em imagens de satélite, que podem ser estudadas sobre várias perspectivas, seja para um simples olhar no planeta Terra, observando o domínio dos mares como as porções emersas cobertas por florestas, desenhadas pelos vulcões e pelas pessoas.
O Google Maps é acessado e usado via web, enquanto o Google Earth é um aplicativo que deve ser baixado para o seu computador e funciona como um browser(o navegador, o software que permite explorar textos, fotos, gráficos, sons e vídeos na Internet e pular de uma página para outra com um simples clique nos links . As imagens têm uma qualidade impressionante e permitem que se visualize até os telhados das casas. A navegação é bastante simples. As funcionalidades são mais amplas que as do Google Maps, e realmente é uma viagem.
Em relação ao ensino, em particular, no de Geografia seria interessante estimular observações da paisagem de outros ângulos, não somente de forma horizontal, mas também de forma vertical e oblíqua, e a partir daí que entra o auxílio da tecnologia de visualização de programas como Google Earth e Google Maps que permitem perceber características das construções, da quantidade e árvores e até carros dentro de uma paisagem, por exemplo.

Objetivo

O presente trabalho procura demonstra as potencialidades do uso da internet no contexto escolar através da análise como as imagens disponibilizadas pelo programas de computador Google Earth e Google Maps. A partir da análise desses programas que tem características similares serão realizadas algumas atividades abordando como tema principal a localização da cidade (o professor deverá levar em consideração o espaço onde os alunos constroem relações, ou seja, a sua cidade) serão descritas os passos que o professor deverá seguir para a exploração desse tema.

Metodologia

A principio houve uma revisão bibliográfica sobre a história da informática e da introdução das geotecnologias na educação tendo com base o livro de Vidal(2002). Para a possível implementação desse projeto foi pensada alguns aspectos necessários seja referente a infra-estrutura da escola como a capacitação dos educadores no sentido que se efetive essa metodologia proposta dentro da disciplina de geografia. O manuseio dos programas para compreender todos os passos que deveram ser executados durante as aulas faz-se de extrema importância. Vale fizar que o programa utilizar imagens de satélites para alimentar a sua base de dados e que estas podem ser desatualizadas, nesse sentido o professor deve levar em conta todos esses aspectos.
Plano de aula
Tema : Localizando a cidade de Meruoca-Ce
Objetivos :Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica que se dará através da elaboração de um croqui.
Anos: 6° ao 8°
Período: 2 aulas
Materiais: Papel, lápis,régua, computador com acesso a internet.
Desenvolvimento
1ªETAPA
Antes de utilizar o programa Google Maps o professor deve orientar os alunos a observar toda a sua cidade tendo como ponto de partida o centro da cidade,considerando alguns espaços que servem de referência, depois o professor pode propor que represente a sua cidade através de um croqui onde os alunos poderão colocar os pontos de referência tais como escola , prefeitura, banco, igreja, delegacia,praças entre outros.
2ª ETAPA
O professor ainda em sala de aula pode introdução alguns noções de lateridade, direção e localização aos alunos,considerando as representações feitas por eles. No laboratório de informática o professor dar as instruções para o acesso ao Google Maps no enderenço eletrônico (maps.google.com.br), forme grupos ou duplas que irá depende da quantidade de computadores disponíveis .Peça que identifique o nosso país e vá fazendo algumas indagações tais como quais os países que fazem fonteiras com o Brasil?Os alunos deverão identificar o nosso Estado e posteriormente a sua cidade. Neste momento, evidencia-se a importância do papel mediador do professor, uma vez que, cabe a ele contextualizar a exploração das diferentes escalas, incentivando a reflexão do aluno sobre a aplicação de cada escala.
3ªETAPA
Ao localizar a cidade peça que os alunos comparem a imagem produzida por satélite disponível no programa com o croqui, indagando quais os detalhes que não foram representados e qual as modificações que querem acrescentar ou modificar no croqui a partir da visualização da imagem de satélite.
4ª ETAPA
Explique as diferentes forma de representar uma determinada superfície terrestre,ressaltando a importância de se localizar num determinado lugar. O professor pode utilizar os pontos de referências e fazer exercício de localização,de referência que podem servir de avaliação .

Considerações finais

Com a rapidez de evolução do conhecimento, a educação deve dar prioridade à “aquisição da capacidade intelectual necessária para aprender a aprender durante toda a vida, obtendo informação armazenada digitalmente, recombinando-a e utilizando-a para produzir conhecimentos para o objetivo desejado em cada momento” ( CASTELLS(2004), p. 320). Para isso, o professor tem um novo papel a desempenhar: o de facilitador da aprendizagem, apoiando o aluno na sua construção individual e colaborativa do conhecimento; proporcionando-lhe autonomia na aprendizagem, incentivando ao desenvolvimento de pensamento crítico, à capacidade de tomada de decisão e à aprendizagem de nível elevado.

Bibliografia

CARVALHO, Ana Amélia Amorim (2007). Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário. Dos Recursos e Ferramentas On-line aos LMS. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 3, pp. 25-40.
CASTELLS, M. (2004). A Galáxia Internet. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
VIDAl,Eloísa Maia;MAIA,José Everardo Bessa;SANTOS,Gilberto Lacerda. Educação,informática e professores. Fortaleza:Edições Demócrito Rocha,2002
www.novaescola.org.br junho/julho 2009 pg. 55